Este vídeo é o primeiro de uma série de outros, tais que neles serão abordados o uso de Scripts (ferramentas) feitos no plugin Dynamo que vem nativo no software de projeto e construção Revit 2017. O plugin pode ser acessado a partir da guia "Gerenciar" no painel "Programação visual".
Apesar de ser um noob como programador, com o Dynamo não tive dificuldades maiores do que habituar-me, inicialmente, ao funcionamento do programa, aos nomes das funções (as quais recebem o nome de "nós") e à detalhes específicos do programa.
Penso que por causa do software Dynamo usar programação visual, o entendimento do código, seja sintaticamente, seja semanticamente, é extremamente facilitado. Assim, meus esforços no ato de formular uma rotina resumem-se em deduzir o processamento adequado dos meus dados de entrada.
Segue o "roteiro" que o programa Revit seguiu ao renomear os eixos de acordo com a recomendação da NBR 6492 a qual trata da representação de projetos de arquitetura, que diz: "Utilizar sempre numeração 1, 2, 3, etc. nos eixos verticais do projeto e o alfabeto A, B, C nos eixos horizontais do projeto.":
Inicialmente foi feita a captura dos elementos pertencentes à categoria "eixos", a extração de sua geometria (no caso: linhas) e, em seguida, a comparação das direções desses eixos com o eixo das abcissas e com o eixo das ordenadas.
Na sequência, foi feita uma nomeação temporária dos eixos para que, no decorrer do processo de nomeação, não houvesse conflito entre nomes de eixo já existentes. Essa nomeação temporária foi feita acrescentando zeros antes do nome final através de um nó/função customizada "CharZeroPadding". Feito isso, a nomeação final dos eixos é feita usando pela segunda vez o nó "Element.SetParameterByName".
Nenhum comentário :
Postar um comentário